A icônica Odete Roitman de Débora Bloch em "Vale Tudo" já se tornou um dos acertos do remake de Manuela Dias e segue ditando tendências a cada capítulos.
Na última semana, um livro que apareceu nas mãos da agora esposa de César Ribeiro Roitman, cujo casamento foi repleto de luxo e simbolismos, tornou-se o mais vendido do Brasil em apenas 24 horas. "O Perigo de Estar Lúcida" é da escritora espanhola Rosa Montero e foi publicado no Brasil pela Editora Todavia.
Na madrugada de sábado (06), quando o capítulo em questão foi ao ar, o livro disparou nas vendas e chegou a figurar entre o TOP1 de vendas da Amazon, onde está à venda por cerca de 53 reais, despertando a curiosidade de muitos - inclusive a minha.
Parte dessa curiosidade vem da temática escolhida pela autora: com 74 anos hoje, a escritora espanhola Rosa Montero abordou em "O Perigo de Estar Lúcida", parte de sua experiência com crises de pânico, questionando a linha tênue entre loucura e criatividade.
“Escrevi este livro porque esse tema me constitui. Sem minha experiência de crises, não poderia ter escrito”, afirmou à revista Veja. Para ela, o sofrimento pode ser canalizado para uma forma de expressão capaz de gerar empatia e profundidade artística.
Ainda à publicação, a autora levantou uma questão que dialoga em parte com um dilema de Odete Roitman: como lidar com as dores. Sempre direta e sem papas na língua, a vilã mostrou um lado mais frágil e humano justamente quando se viu diante de uma dor do passado, o filho Leonardo (Guilherme Magon).
“A dor pode nos destruir, mas também pode nos tornar mais compassivos e profundos”, disse Montero.
Rosa Montero marcou presença na FLIP (Feira Literária de Paraty) deste ano e por lá também deu declarações poderosas sobre a relação entre morte e solidão.
"O que chamamos erroneamente de loucura é, na realidade, uma solidão. Um sentimento de solidão incompreensível a menos que você já tenha passado por isso, que vai muito além da solidão diante da morte, porque, pelo menos, a morte é a coisa mais comum que existe: todos os humanos morrem", analisou.
Será que o livro lido por Odete pode trazer um "spoiler" do que vem por aí? Para saber isso, será preciso acompanhar os próximos capítulos do remake e tudo o que o Purepeople publica sobre a novela!